Resultados: Fernando Reis conquista ouro e confirma tricampeonato em jogos Pan-Americanos

Fernando Reis conquista ouro e confirma pelo terceiro Pan consecutivo que é o homem mais forte das Américas

 

Na noite desta terça-feira (30), Fernando Reis confirmou o favoritismo no levantamento de peso, conquistando o ouro e se tornando tricampeão em Pan’s. O atleta não estava em sua melhor forma, por conta de uma cirurgia no joelho no fim do ano passado, mas, ainda assim mostrou que é o homem mais forte das Américas ao vencer na categoria +109kg, erguendo 420kg no somatório do arranco com arremesso.

Com a nova categoria, a marca do brasileiro passa a ser também recorde da competição. Essa foi a terceira medalha do atleta pinheirense em jogos pan-americanos (ele foi ouro em Guadalajara 2011 e Toronto 2015).

No arranco Fernando marcou peso de saída de 180 kg assumindo a liderança. Seus rivais bem que tentaram chegar no nível inicial do brasileiro, mas só o cubano Luis Lauret conseguiu. Cravou 181kg na segunda tentativa, mas Fernando tratou logo de dominar a situação, levantando na segunda tentativa 185kg e 190 kg na terceira tentativa, abrindo 9 kg de vantagem para o cubano.

No arremesso, a força de Fernando ficou mais evidente já na primeira tentativa, quando levantou 212 kg. O máximo que o cubano conseguiu levantar foi 218 kg, e quando Fernando levantou 220 kg, o adversário até tentou atingir a marca de 230 kg, mas falhou e deu o tri ao brasileiro, que ainda foi para a última tentativa e fez a marca que Lauret não conseguiu.

Fernando ficou com a marca final de 420 kg, o segundo colocado ficou com 399kg.

“Me senti muito bem, confesso que estava receoso antes da prova. Estou no caminho certo e consegui testar o joelho. A gente passou por um processo bem complicado com a cirurgia. O COB me deu todo o respaldo. Mostra que estamos no caminho certo para o Mundial e a Olimpíada” – avalia Fernando.

 

Foto: Wander Roberto/COB