Com direito a ouro e recorde, atletismo, natação e esgrima somam mais medalhas para o Pinheiros

No segundo dia de disputas do atletismo, Darlan Romani confirma favoritismo e garante ouro e recorde no arremesso de peso e Pinheiros encerra a quarta-feira com mais 6 medalhas

 

Atletismo:

Nesta quarta-feira (7), o Atletismo do Brasil ganhou mais três medalhas, sendo todas elas conquistadas por atletas pinheirenses. Darlan Romani teve um dia histórico, garantindo o primeiro ouro da modalidade neste Pan de Lima, além de ter sido um resultado inédito, já que o país nunca havia medalhado na prova do arremesso do peso. De quebra, o atleta ainda conseguiu bater o recorde pan-americano em seu último arremesso, encerrando sua participação de forma impecável.

O pinheirense venceu com a marca de 22.07m, que agora é o novo recorde dos Jogos Pan-Americanos. Romani passou por cima dos outros 12 competidores, sendo todos os seus seis arremessos melhores que as marcas dos seus rivais. O arremessador vem fazendo uma ótima temporada, já tendo conseguido fazer neste ano um 22.61m, na etapa de Stanford da Diamond League, marca que ganharia todos os ouros olímpicos da História.

O outro pinheirense na prova foi Wellington Morais, que participou do seu primeiro Pan e ficou em 7º lugar com a marca de 19.22m. Nos 100m rasos masculino, tivemos Paulo André de Oliveira, uma das maiores promessas da modalidade, que conseguiu o 4º melhor tempo de reação e brigou diretamente por medalha, ficando com a prata, ao concluir com o tempo de 10,16s. O pinheirense quebrou um jejum de 20 anos do Brasil nessa prova em Pan’s. Além disso, a prata de Paulo, é o segundo melhor resultado de um brasileiro nos 100m rasos na história dos Jogos Pan-Americanos.

 

“Eu vim pelo ouro. Eu fiz uma boa prova, eu dei o meu máximo. A relargada não atrapalhou. É normal, o atleta tem que estar preparado para esse tipo de situação. Em toda a prova de 100m pode acontecer. Eu estava bem concentrado e consegui a medalha de prata”, comenta o velocista, sobre o fato da primeira largada não ter sido válida e os atletas terem que recomeçar a prova.

 

Nos 100m rasos feminino, a representante pinheirense foi Vitória Cristina Rosa, que ficou com a medalha de bronze. A atleta não deu ouvidos aos números, Vitória estava concorrendo com seis velocistas que já correram a prova em menos de 11 segundos. A corrida pela prata foi dura, a decisão foi por apenas 0,03s.

“Não só eu, mas as outras competidoras também pensavam em conquistar um resultado melhor. Por conta do clima frio, isso atrapalha na prova de velocidade. O objetivo aqui era só a medalha mesmo. Nós sabemos que poderíamos ter feito melhor”, disse a pinheirense.

 

Natação:

Foto: Alexandre Loureiro/COB

Também no segundo dia de competições, a natação pinheirense conquistou mais 2 medalhas para a conta. Nos 200m livre, Breno Correia, que participa do seu primeiro Pan e já havia contribuído com a vitória do revezamento brasileiro do 4x100m masculino, conquistando mais uma prata nos 200m livre, com o tempo de 1m47s47 e outra com o revezamento 4x100m misto.

“É um prazer enorme estar participando do meu primeiro Pan. Segunda prova, segunda medalha. Estou muito satisfeito com o resultado. É meu segundo melhor tempo da temporada, tinha feito um pouco abaixo no Mundial”, disse Breno ao concluir os 200m livre.

Na mesma prova, mas no feminino, a pinheirense Larissa Oliveira, conquistou a medalha de bronze, com o tempo de 1m59s78. Ela também fez parte de revezamento misto que ficou com a prata.

“Estou muito feliz com o resultado. Quando a gente consegue uma coisa pela primeira vez, é muito importante”, comemora Larissa, que se emocionou no pódio.

 

O Pinheiros ainda contou com outro representante que integrou o revezamento 4x100m livre misto, Marcelo Chierighini e a equipe finalizou com o tempo de 3min25s97.

Outra pinheirense que chegou bem perto do pódio, foi Giovana Diamante, que ficou em quarto nos 100m borboleta feminino.

 

Esgrima:

Na esgrima tivemos dois participantes na quarta-feira (07), Nathalie Moellhausen e Bruno Pekelman.

A atual campeã mundial da espada, Nathalie Moellhausen, foi até as semifinais nos Jogos Pan-Americanos de Lima. Nathalie, garantiu o bronze na espada feminina, ganhando da cubana, Seily Mendoza Venzant por 15 x 5. No sabre masculino, Bruno Pekelman, parou nas oitavas de finais.

Confira a programação do Pinheiros em Lima para esta quinta-feira

Esgrima: A partir das 11h – (Competição por equipes – Espada Masculina e Florete Feminino)

Natação: A partir das 13h e 22:30 – (Breno Martins, Marcelo Chierighini, Larissa Oliveira, Guilherme Guido, Caio Rodrigues e Pamela Alencar)

Atletismo: A partir das 16h – (Allan Wolski, Vitória Rosa, Derick de Souza, Jorge Henrique, Vanessa Chefer, Carlos de Oliveira e Alison Brendom)

Judô: A partir das 17h – (Larissa Pimenta)

Polo Aquático: A partir das 10h (Equipe Feminina) e 21:30 (Equipe Masculina)